Absenteísmoabsenteismo

Nenhuma empresa gosta de ter colaboradores que atrasam ou que costumam faltar às suas jornadas de trabalho. Porém, nem todas as instituições param para ver os motivos que levam a esse absenteísmo.

Quando essas situações começam a acontecer com frequência, cabe à companhia investigar quais os motivos que levam a essa consequência. E, a partir de então, trabalhar ideias de como diminuir o absenteísmo no trabalho.

Mas antes de mergulhar nos motivos, explicamos melhor o que é absenteísmo, seus tipos e como evitá-lo na sua empresa.

O que é absenteísmo?

Absenteísmo (ou ausentismo), como o próprio termo já estipula, é a prática habitual de abandonar o cumprimento de deveres e funções de determinado posto ou cargo.

No âmbito empresarial, é a palavra utilizada para definir a falta de um colaborador. Essa falta não está ligada à nenhuma doença, licença legal ou desemprego. E pode ser dada de maneira justificada e injustificada.

como-calcular-indice-absenteismo

Como calcular o índice de absenteísmo

Existem inúmeros motivos que podem fazer com que o índice de absenteísmo seja alto como ter algum problema pessoal com o chefe ou pessoas da equipe, por exemplo. Alguns que podem ser citados são:

  • problemas sociais e conflitos internos;
  • problemas familiares;
  • problemas financeiros;
  • problemas funcionais.

Entre as consequências do absenteísmo são vários citamos:

  • dificuldades operacionais;
  • não cumprimento das metas;
  • desconforto entre as pessoas da empresa;
  • piora no clima organizacional.

Para evitar esse problema, existem algumas atitudes que podem ser feitas pela empresa e pelo profissional.

 

Como diminuir o absenteísmo no trabalho?

Para criar formas eficazes de como reduzir o absenteísmo no trabalho é preciso, antes de qualquer coisa, saber o que a está causando o problema.

Separamos aqui alguns tópicos que podem ajudar nesse momento de análise:

 

Absenteísmo causado por problemas pessoais

Problemas familiares ou psicológicos, estresse e desgastes físicos podem ser observados nesse tópico.

Quando são essas questões que levam ao ausentismo, a sugestão é: sugerir o diálogo e a paciência, unidos à ajuda médica/psicológica. Também, quando possível, aderir à prática de exercícios físicos.

Sua empresa pode oferecer, por exemplo, incetivos junto a parceiros-chave como academias e clubes para os funcionários.

 

Absenteísmo causado por questões da empresa

Jornadas de trabalho muito longas, má liderança, insalubridade e baixa remuneração podem desmotivar o colaborador. Assim, suas falhas poderão ser mais constantes.

Para evitar esse problema, a empresa deve olhar para seus funcionários de forma mais humana. Cabe ao gestor tentar flexibilizar os horários das jornadas e implementar dicas de motivação de equipe.

 

Absenteísmo causado por falta de comunicação

Quando não há uma comunicação interna eficaz entre os profissionais, é possível que surjam ruídos e fofocas, o que prejudica o clima da organizacional.

Por isso é sempre importante dar feedback aos colaboradores e valorizar o capital humano. Isso pode ser feito por meio de reuniões, happy hours, confraternizações anuais e demais formatos de comunicação.

Ser objetivo e claro, na hora de comunicar, também é essencial.

 

Absenteísmo causado pelo erro de perfil

Nesse caso, o colaborador não possui o perfil desejado pela empresa. Devido a isso, não absorve os objetivos da corporação – e, consequentemente, sente-se desmotivado.

Com isso, é comum que hajam mais faltas da sua parte. Para evitar questões dessa natureza, cabe à companhia investir de forma mais eficaz no seu processo de seleção e também de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Índice de absenteísmo ideal

É difícil padronizar um número ideal, pois o índice de absenteísmo ideal pode variar de acordo com o setor analisado.

Segundo os dados mostrados na figura abaixo, extraídos do 3º Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos, o absenteísmo médio é maior no setor de Serviços (2,4%) do que no Industrial (1,7%).

indice-absenteismo-ideal-pesquisa

Tabela 2B: resultados de absenteísmo por setor de atividade.

 

Invista no diálogo e boas condições de trabalho

Toda empresa depende de seus colaboradores para funcionar de forma harmônica. Falhas humanas são normais, porém, elas devem ser evitadas e contornadas sempre que possível.

Por isso, a grande preocupação das empresas ao pensar em como diminuir o absenteísmo no trabalho é ter um olhar mais humano para cada um de seus funcionários.

Porém, também cabe ao colaborador se esforçar e enxergar a empresa de forma positiva. Ou seja: é preciso que haja esforço de ambas as partes para que seja haja o menor índice de absenteísmo possível.  E, consequentemente, melhor produtividade e clima organizacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário