Nenhuma empresa gosta de ter colaboradores que atrasam ou que costumam faltar às suas jornadas de trabalho. Porém, nem todas as instituições param para ver os motivos que levam a esse absenteísmo.
Quando essas situações começam a acontecer com frequência, cabe à companhia investigar quais os motivos que levam a essa consequência. E, a partir de então, trabalhar ideias de como diminuir o absenteísmo no trabalho.
Mas antes de mergulhar nos motivos, explicamos melhor o que é absenteísmo, seus tipos e como evitá-lo na sua empresa.
O que é absenteísmo?
Absenteísmo (ou ausentismo), como o próprio termo já estipula, é a prática habitual de abandonar o cumprimento de deveres e funções de determinado posto ou cargo.
No âmbito empresarial, é a palavra utilizada para definir a falta de um colaborador. Essa falta não está ligada à nenhuma doença, licença legal ou desemprego. E pode ser dada de maneira justificada e injustificada.
Como calcular o índice de absenteísmo
Existem inúmeros motivos que podem fazer com que o índice de absenteísmo seja alto como ter algum problema pessoal com o chefe ou pessoas da equipe, por exemplo. Alguns que podem ser citados são:
- problemas sociais e conflitos internos;
- problemas familiares;
- problemas financeiros;
- problemas funcionais.
Entre as consequências do absenteísmo são vários citamos:
- dificuldades operacionais;
- não cumprimento das metas;
- desconforto entre as pessoas da empresa;
- piora no clima organizacional.
Para evitar esse problema, existem algumas atitudes que podem ser feitas pela empresa e pelo profissional.
Como diminuir o absenteísmo no trabalho?
Para criar formas eficazes de como reduzir o absenteísmo no trabalho é preciso, antes de qualquer coisa, saber o que a está causando o problema.
Separamos aqui alguns tópicos que podem ajudar nesse momento de análise:
Absenteísmo causado por problemas pessoais
Problemas familiares ou psicológicos, estresse e desgastes físicos podem ser observados nesse tópico.
Quando são essas questões que levam ao ausentismo, a sugestão é: sugerir o diálogo e a paciência, unidos à ajuda médica/psicológica. Também, quando possível, aderir à prática de exercícios físicos.
Sua empresa pode oferecer, por exemplo, incetivos junto a parceiros-chave como academias e clubes para os funcionários.
Absenteísmo causado por questões da empresa
Jornadas de trabalho muito longas, má liderança, insalubridade e baixa remuneração podem desmotivar o colaborador. Assim, suas falhas poderão ser mais constantes.
Para evitar esse problema, a empresa deve olhar para seus funcionários de forma mais humana. Cabe ao gestor tentar flexibilizar os horários das jornadas e implementar dicas de motivação de equipe.
Absenteísmo causado por falta de comunicação
Quando não há uma comunicação interna eficaz entre os profissionais, é possível que surjam ruídos e fofocas, o que prejudica o clima da organizacional.
Por isso é sempre importante dar feedback aos colaboradores e valorizar o capital humano. Isso pode ser feito por meio de reuniões, happy hours, confraternizações anuais e demais formatos de comunicação.
Ser objetivo e claro, na hora de comunicar, também é essencial.
Absenteísmo causado pelo erro de perfil
Nesse caso, o colaborador não possui o perfil desejado pela empresa. Devido a isso, não absorve os objetivos da corporação – e, consequentemente, sente-se desmotivado.
Com isso, é comum que hajam mais faltas da sua parte. Para evitar questões dessa natureza, cabe à companhia investir de forma mais eficaz no seu processo de seleção e também de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Índice de absenteísmo ideal
É difícil padronizar um número ideal, pois o índice de absenteísmo ideal pode variar de acordo com o setor analisado.
Segundo os dados mostrados na figura abaixo, extraídos do 3º Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos, o absenteísmo médio é maior no setor de Serviços (2,4%) do que no Industrial (1,7%).
Tabela 2B: resultados de absenteísmo por setor de atividade.
Invista no diálogo e boas condições de trabalho
Toda empresa depende de seus colaboradores para funcionar de forma harmônica. Falhas humanas são normais, porém, elas devem ser evitadas e contornadas sempre que possível.
Por isso, a grande preocupação das empresas ao pensar em como diminuir o absenteísmo no trabalho é ter um olhar mais humano para cada um de seus funcionários.
Porém, também cabe ao colaborador se esforçar e enxergar a empresa de forma positiva. Ou seja: é preciso que haja esforço de ambas as partes para que seja haja o menor índice de absenteísmo possível. E, consequentemente, melhor produtividade e clima organizacional.